Como vender celular pela internet?

por Americanas Marketplace

17 de março de 2022

Descubra como vender celular em canais digitais e aproveitar todas as oportunidades do online 

As compras online já conquistaram os brasileiros, que agora prezam a comodidade e a convivência em grande parte das suas compras, independentemente do produto. Por isso, vender celular pela internet aparece como uma grande oportunidade para os lojistas.  

Em 2021, a categoria de Celulares ficou em 4º lugar no ranking de maior número de pedidos no e-commerce, ficando atrás apenas de Moda, Beleza e Saúde. Porém, por ser um nicho que contém produtos de ticket-médio mais alto, Celulares foi a categoria que mais faturou no e-commerce no ano. 

Já o estudo Market Review – Tendências do E-commerce para 2022, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, mostrou que Telefonia/Celulares é a segunda categoria mais comprada online, com 57% dos consumidores garantindo esses produtos. 

Entendeu o tamanho dessa oportunidade? Vender celular pode ser a sua porta de entrada para o e-commerce ou até mesmo uma forma de variar o seu sortimento. De qualquer forma, a categoria pode impulsionar muito o seu negócio. 

Por isso, separamos as melhores práticas para você começar a vender celular pela internet.  

Conheça o mercado e escolha os seus produtos 

O setor vai muito além dos celulares, já que ele também envolve diversos acessórios como: carregadores, cabos, adaptadores, chips, fones de ouvido e até apetrechos como capas, películas, suportes, tripés e outros. Além disso, é importante lembrar que essa categoria conta com diferentes marcas de forte atuação no mercado.

Assim, o primeiro passo é entender todos esses nichos e definir em qual deles você quer investir. Você pode optar por trabalhar com foco em uma determinada marca ou até atender diferentes marcas, mas focar em acessórios, por exemplo. 

Outra opção, caso tenha dificuldade em competir na venda direta de celulares com as grandes marcas e fabricantes, é apostar em smartphones de linhas mais antigas, mas que ainda tenham uma forte demanda com um certo nicho de consumidores. 

Além disso, ainda há oportunidades mesmo na venda dos lançamentos mais desejados. Para estes, é possível, por exemplo, focar em algumas regiões do país, caso você tenha um frete e prazos competitivos nesse local. Também dá para aproveitar a ruptura de estoque das grandes lojas para oferecer um item que o cliente deseja, mas não consegue encontrar.

Nesse processo, também busque analisar detalhes como público-alvo, as carências do mercado, e a atuação da concorrência. Tudo para que você atue de forma mais estratégica e assertiva. 

Invista em um bom cadastro de produtos

O cadastro de produtos é uma etapa que sempre exige bastante atenção dos lojistas, e ao vender celular esse cuidado deve ser redobrado. Afinal, é por meio do cadastro que o cliente terá contato com o item e descobrirá se é realmente o que ele procura.

Aposte em imagens de boa qualidade e em fundo branco para profissionalizar as suas fotos e mostrar com mais clareza todos os detalhes dos produtos, como tamanho, dimensão, material e outros aspectos. 

Na descrição e na ficha técnica, não economize nos detalhes. Confira se você está colocando os termos certos e se todas as informações sobre o produto estão bem claras ao consumidor. Essa atenção aos detalhes reforça o comprometimento e a seriedade da sua loja. 

Diversifique os seus canais de venda

O marketplace é um canal que oferece segurança e credibilidade para as lojas desde o início. E esses são pontos extremamente importantes para os lojistas que estão começando a vender celular e para os consumidores que buscam garantir suas compras em sites confiáveis.

Ao vender aqui nos sites da Americanas Marketplace, por exemplo, você consegue um link exclusivo da sua loja dentro da nossa plataforma, que aparece da seguinte forma: www.americanas.com.br/lojista/nome-da-sua-loja – e com o mesmo padrão nos sites Submarino e Shoptime.

Com esse link, você pode atrelar as vendas no marketplace a uma estratégia em outros canais, como nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, você pode divulgar seus produtos, criar conteúdos exclusivos, interagir com os clientes e direcioná-los para o link da loja no marketplace. 

A 44ª edição do Webshoppers analisou o comportamento dos consumidores em relação ao setor de informática – que inclui eletrônicos, smartphones, computadores, jogos e outros. Ao conferir como os consumidores chegam até as lojas dessa categoria, os sites de busca (25%), as redes sociais (13%), o nome da própria loja (14%) e recomendação (19%) foram os meios de maior destaque. 

Sendo assim, estar presente em diferentes canais é bastante favorável para os lojistas da categoria, assim como oferecer ofertas competitivas para se destacar nas ferramentas de busca.  

Quer vender celulares para clientes da Americanas Marketplace? Cadastre-se como nosso parceiro!

vender celular - interna

Ofereça diferenciais competitivos 

Na internet, você pode até vender celulares super desejados pelos consumidores, mas se as suas ofertas não forem atrativas, a sua loja acaba ficando para trás. 

Hoje, as ferramentas de busca têm um papel fundamental na hora do consumidor encontrar as melhores ofertas. Por isso, investir em alguns diferenciais é primordial

para se destacar da concorrência na internet.

Na questão do preço, uma dica é ter dinamismo e sempre monitorar os preços das outras ofertas do mercado para, quando necessário, realizar ajustes na sua loja, se possível. 

Porém, você também pode se diferenciar e ganhar vantagem competitiva oferecendo um prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais atrativo, que são pontos extremamente relevantes para os consumidores online.

Use campanhas e promoções para ganhar mais alcance 

O Market Review, realizado pela Bornlogic em parceria com a Opinion Box, identificou

diversas motivações que levam os consumidores a comprarem online e muitas delas estão

diretamente relacionadas aos valores dos produtos. 

Entre os consumidores, 61% destacou os preços mais baixos do que no comércio físico, 58% ressaltou as promoções exclusivas da internet e 24% lembrou das campanhas sazonais.

Sendo assim, para impulsionar os seus resultados e destacar as suas ofertas nos sites de busca, invista em campanhas e promoções, principalmente em datas comemorativas. Assim, você atrai diferentes clientes e incentiva a compra na sua loja.

Os parceiros da Americanas Marketplace, por exemplo, têm ainda mais facilidade para criar promoções com os seus produtos, já que as marcas estão sempre criando grandes campanhas, tanto em datas sazonais como em oportunidades identificadas em parceria com marcas e influenciadores relacionados à categoria. 

O mercado online está cheio de oportunidades para quem quer começar a vender celular, não é mesmo? Então, não perca mais tempo e comece a investir no seu negócio com todas essas dicas. 

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Como cuidar da sua reputação nos marketplaces?

SLU: o que é e como funciona a Sociedade Limitada Unipessoal

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

empreendedorismo digital - destaque

Empreendedorismo digital: o que é e como começar

Descubra o que é empreendedorismo digital e como começar agora mesmo o seu negócio na internet! Você sabe o que […]

planejamento tributário - destaque

Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa! Você já faz um planejamento […]

rescisão de contrato de trabalho - destaque

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

Entenda como funciona a rescisão de contrato de trabalho, além de conhecer os tipos de rescisões existentes!  Você sabe o […]