Visual merchandising: experiência de compra completa nas lojas físicas

por Ponto de Retirada

14 de setembro de 2021
visual merchandising - capa

O visual merchandising envolve uma série de fatores que trabalham nas experiências sensoriais dos clientes. Veja como ela pode ajudar!

O cliente entra na loja e se sente agradavelmente envolvido por um ambiente acolhedor. Há um discreto aroma no ar e a iluminação, na medida certa, o convida a ficar mais tempo ali. Os produtos, bem organizados, tornam mais fácil encontrar o que ele procura. 

Nada disso acontece por acaso. Todos esses detalhes, e muitos outros, fazem parte de uma estratégia chamada visual merchandising, que lança mão de conceitos de marketing e comunicação visual, design e arquitetura para valorizar a marca, favorecer a compra e fidelizar o cliente de lojas físicas. 

Segundo a Nielsen, empresa global de pesquisa e informação de mercado, 70% das decisões de compra acontecem dentro da loja, o que dá bem a medida da importância desse trabalho.  

Além de ser uma ferramenta que incentiva o cliente a fazer compras e cria uma experiência diferenciada dentro da loja, o visual merchandising traz vários benefícios para os negócios. É importante que seja incorporado ao plano de marketing não como uma despesa, mas como investimento.

Veja algumas dicas para criar um visual merchandising que estimula o cliente a comprar!

Vitrine, a porta de entrada

Tudo começa na vitrine, onde cada aspecto é planejado, desde a forma como os produtos são expostos, e quais merecem destaque, até as cores e a luz utilizada. Grandes lojas transformam esse espaço em verdadeiros cenários. Festas como o Dia das Mães, o Natal e a Páscoa são uma boa oportunidade para se destacar dos concorrentes com propostas originais de visual merchandising.

As cores são um dos elementos mais importantes do projeto e devem estar em harmonia com tudo o que remete à marca, desde embalagens até a sinalização.  Se o objetivo é um ambiente jovem e descontraído, o amarelo pode ser uma boa opção. O lilás é calmante e o verde traz bem-estar. O ideal é combinar tons, o que deve ser feito por um especialista. 

O foco principal deve ser o produto

O apelo visual é muito forte, assimilamos 65% da informação transmitida dessa forma, mas é preciso dosá-lo bem. Excesso de banners, fotos e itens de decoração desviam a atenção do principal, o produto. 

Para criar uma ambientação visualmente agradável, móveis e equipamentos devem seguir o estilo da marca e a arrumação da loja precisa ser bem planejada. O cliente deve encontrar sem dificuldade aquilo que busca e se movimentar facilmente pelos espaços. Corredores com mercadorias empilhadas no chão causam má impressão e dificultam a passagem.  Acesso para cadeirantes é obrigatório.

O ideal é que a loja toda seja visitada.  Para estimular a circulação nas chamadas ‘zonas frias’, menos procuradas, distribua itens de maior rotatividade nessas áreas. Próximo ao caixa, deixe ao alcance da mão artigos que podem render compras por impulso como acessórios para viagem, bijuteria e itens de maquiagem. 

A luz oferece muitas possibilidades

Um aspecto fundamental de todo projeto de visual merchandising é a iluminação. Os recursos são diversos. Lâmpadas coloridas e de intensidades variadas, por exemplo, criam ambientações distintas e destacam produtos. A luz não deve ser excessivamente clara, que cause incômodo, nem muito fraca, impedindo que o cliente avalie o produto corretamente. 

visual merchandising - interna

Trilha sonora conquista a clientela

Além da visão, o olfato e a audição têm papel fundamental na decisão de compra. Estimular todos os sentidos é uma das estratégias do visual merchandising. 

Ligado ao sistema límbico, que está associado à memória e às emoções, o olfato pode ser um aliado poderoso. A criação de aromas personalizados, que combinam várias essências, é uma forma de permanecer na memória do cliente. Não por acaso, grandes marcas vendem o perfume de suas lojas para uso em casa, por meio de difusores. As possibilidades são muitas. Alecrim, hortelã e eucalipto têm propriedades energizantes, mas se a proposta é transmitir uma ideia de sofisticação, verbena, rosas e jasmim são escolhas acertadas. O aroma deve ter uma presença discreta, não pode incomodar. 

Quantas vezes não ficamos mais tempo do que pretendíamos em um lugar, só por causa da música? Uma boa playlist pode prolongar a visita do cliente. Mais uma vez, conhecer o público-alvo é essencial para definir que estilos de música serão escolhidos. Na seleção, vale incluir faixas usadas em comerciais ou no e-commerce da marca. 

Detalhes sutis formam a identidade da marca

Por fim, e não menos importante, o paladar também pode contribuir para fidelizar o cliente. Oferecer café ou chá em xícaras ou canecas que remetam à marca acrescenta lembranças agradáveis à experiência de compra, que convidam as pessoas a retornar. 

Esses e outros detalhes devem ser pensados em conjunto para criar uma  identidade e passar a imagem pretendida, seja jovial, sofisticada ou arrojada, por exemplo.   

Pequenos negociantes, que não dispõem de um departamento de marketing, podem se valer do bom senso: circulação livre, mercadorias organizadas e sinalização clara constituem um bom começo. Seja qual for o tamanho da loja, nada substitui uma recepção calorosa e funcionários atenciosos. 

Todas essas medidas se traduzem em mais vendas. Quer resultados ainda melhores? Venha fazer parte do Click & Collect, e torne sua loja física um ponto de retirada da Americanas, Submarino e Shoptime, recebendo e impactando muito mais clientes! 

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Ponto de Retirada

O Ponto de Retirada da Americanas Marketplace permite que você transforme sua loja física em um local onde os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime podem retirar os itens comprados nestes sites.

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