O que é a Black Week e como aproveitá-la?

por Americanas Marketplace

16 de agosto de 2021
black week - capa

A Black Week marca a semana de ofertas da Black Friday. Veja mais sobre ela e como se planejar para aproveitar as oportunidades deste período

Você já ouviu falar da Black Week? De uma forma geral, ela é um evento informal que pega carona na força da Black Friday.

A ideia surgiu exatamente para estender as promoções que acontecem durante a sexta-feira mais agitada do varejo do e-commerce – e em alguns lugares, também do varejo físico. Algumas marcas, entendendo o impacto positivo que a data trouxe para o mercado, decidiram prolongar as promoções e condições especiais por uma semana inteira. 

Se você pretende aderir à Black Week deste ano, veja, a seguir, algumas dicas importantes para você preparar o seu negócio:

Preparando seu e-commerce para a Black Week

Quando se fala em preparar a sua loja para Black Week não é apenas uma expressão. Pense em quanto sua demanda aumenta durante a Black Friday. Bom, com a Black Week você terá um aumento parecido durante toda a semana e não apenas uma única sexta-feira.

Por isso, estude e estruture boas ofertas, que vão ser do interesse do seu público, mas não vão espremer sua margem de lucro mais do que o aceitável. Lembre-se, também, que publicidade para os produtos são extremamente importantes e que vão fazer todo o investimento e planejamento valerem a pena. 

Uma boa estratégia é começar a oferecer descontos no fim de semana que antecede à Black Friday, já apresentando a sua campanha da “Black Week”. Por isso, entenda com antecedência como você precisará repor o seu estoque, negociando prazos e preços melhores com os seus fornecedores.

Além disso, é importante que você:

Aumente seu orçamento em marketing para o período

É um período de alta demanda e procura por parte dos clientes, mas lembre-se que muitos outros lojistas também vão aderir a esta campanha e a concorrência no período tende a ser acirrada. Por isso, é importante que sua loja seja mais vista, seus produtos mais divulgados… Logo, invista ainda mais na sua estratégia de marketing!  

black week - interna

Entenda o que a sua concorrência está fazendo

Mapear as estratégias da sua concorrência vai te ajudar a entender para que lado caminha o seu mercado de atuação e como ele se posiciona. Quais os produtos mais impulsionados, as formas de pagamento oferecidas, os kits… 

Criar boas promoções

Baixar os preços daqueles produtos que serão atualizados em breve, ou que você deseja liberar do estoque são ótimas estratégias. Criar kits também é uma boa opção, agregando itens de muita procura com aqueles de menor saída.

Se você vende em um marketplace, observe a estratégia adotada pela plataforma. Ela certamente tem uma equipe dedicada a estudar a data e analisar as melhores formas de atrair clientes, aumentando as chances de conversão. Na B2W Marketplace, por exemplo, os parceiros têm uma série de campanhas às quais eles podem aderir durante esta ou outras datas comemorativas. 

Criar uma política de fretes

Quem trabalha com loja on-line sabe que frete grátis é um forte atrativo para o cliente, o que o torna um fator decisivo. Por isso, entenda, dentro da sua estratégia de precificação, como é possível oferecê-lo para itens de maior saída e concorrência. 

Você pode ofertá-los em itens específicos ou para quem comprar a partir de determinados valores, ajudando no aumento do ticket médio. 

Organize o seu estoque de acordo com a sua estratégia para a data

Em uma data que bate recordes de vendas, é preciso estar preparado para vender muito em todos esses canais. Por isso, observe com antecedência como é a sua venda em cada um deles e faça um trabalho personalizado de reposição de estoque.

Aderir à Black Week pode trazer algumas vantagens para sua marca além do aumento nas vendas, como a captura de novos clientes, uma maior popularidade e reconhecimento de marca para o seu negócio e maior credibilidade e confiança junto ao público.

E se você deseja abraçar mais esta data do varejo, a hora de começar a planejar é agora! Assim, você terá tempo para analisar o seu negócio, as melhores estratégias, negociar com fornecedores… Uma semana inteira de ofertas exige dedicação e planejamento para que o resultado seja o esperado. Então, esteja preparado para esta Black Week!

Leia também:

O que é Black Friday e quando ela acontece?

O que é Cyber Monday e como aproveitar a data para vender seus produtos?

5 dicas para melhorar seu gerenciamento de estoque

Americanas Marketplace

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