5 dicas para aumentar seu tráfego orgânico

por Americanas Marketplace

5 de abril de 2021
tráfego orgânico - capa

O tráfego orgânico é uma maneira de criar oportunidades de conversão ao longo do tempo. Veja como criar uma estratégia para ampliá-lo!

Você quer que mais pessoas conheçam e visitem o seu site. E isto não é uma pergunta. Trazer mais visitantes para o seu e-commerce ou para o site da sua loja física é uma das estratégias que vão te ajudar a vender mais – o objetivo de qualquer lojista. E uma das formas de fazer isso acontecer é investir em tráfego orgânico. Você sabe o que é isso?

Tráfego é toda e qualquer visita que o seu site recebe. Quando isso acontece de forma espontânea, sem o investimento em anúncios, nós chamamos de tráfego orgânico. 

Geralmente, ele acontece através de buscas e pesquisas na internet, como no Google. A pessoa deseja comprar um liquidificador, por exemplo, faz a pesquisa e escolhe a sua loja, dentre os resultados apresentados, para clicar e ver as ofertas. 

Os benefícios do tráfego orgânico

O tráfego orgânico deve estar dentre as prioridades de uma empresa. Além de trazer o que o mercado chama de leads quentes, ou seja, aquelas pessoas que estão realmente interessadas no seu produto, ele também cria relacionamento com o seu público. E o melhor: ele pode te ajudar a aumentar as conversões tanto hoje, como daqui há muitos meses. 

Se isso ainda não é o suficiente para te convencer a investir em tráfego orgânico, a lista a seguir, com certeza, vai te fazer ver a importância de olhar para esta estratégia. 

  • Custo-benefício: quanto maior for o seu tráfego orgânico, menos você precisará investir no tráfego pago, o que contribui para a redução de custos da sua estratégia de marketing.
  • Escalabilidade: anúncios são estratégias para agora. A partir do momento em que você parar de fazê-los, seu tráfego vai diminuir. Tráfego orgânico é um trabalho duradouro.
  • Duração: esta é uma estratégia de longo prazo. Um post no seu blog pode ajudar a aumentar a conversão hoje, ou daqui há semanas, meses…
  • Relevância: o resultado orgânico é tido como genuíno e ganha uma credibilidade maior junto ao cliente.
  • Construção de relacionamento: construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra é importante para fidelizar seu público. Para isto, o tráfego orgânico é a melhor escolha.

Como aumentar o seu tráfego orgânico

Apesar do senso comum tratar o tráfego orgânico como algo oposto ao tráfego pago, ele exige custo e esforços para ser conquistado. É preciso criar uma boa estratégia, ter bons profissionais que as coloquem em prática e revisem sempre que necessário. 

A seguir, você vai ver algumas dicas de como montar a sua estratégia e aumentar o tráfego orgânico do seu site, trazendo um público engajado e interessado, já na fase de escolha do produto e decisão de compra. 

tráfego orgânico - interna

1 – Invista em marketing de conteúdo

É difícil que, hoje, o tráfego orgânico aconteça sem algum conteúdo para impulsioná-lo. Neste caso, você pode utilizar o marketing de conteúdo para alavancar seus produtos e sua loja.  

Nesta estratégia de marketing, a marca foca na criação e distribuição de conteúdo relevante para o seu público-alvo, como artigos, ebooks e posts nas redes sociais, sem, necessariamente, promover a marca.

Para isso é preciso que você conheça o seu público-alvo, crie uma persona para sua marca e vá atendendo as necessidades dela e suprindo suas dores. O que ela precisa? Quais as dificuldades? O que facilitaria sua vida? Como a sua marca se encaixa nisso tudo?

Após entender com quem você quer falar e o que você deseja comunicar, pense nos canais. Blog, redes sociais, e-books, e-mails marketing… Todos esses são boas formas de começar a criar um relacionamento com seu público. Escolha pelo menos dois que façam sentido para a sua persona e comece a trabalhar a sua audiência nessas frentes. Afinal, não adianta criar conteúdo para o YouTube, por exemplo, se o seu público não está lá.  

2 – Não deixe o SEO de lado

A técnica de SEO (Search Engine Optimization) procura otimizar os mecanismos de busca, como o Google, tornando o seu site mais fácil de ser encontrado nas pesquisas. Aqui, é preciso investir tempo e disciplina para que os mecanismos consigam perceber o trabalho de SEO. 

Mas este é, definitivamente, um esforço que vale a pena! Afinal, ser bem-visto pelo Google potencializa as chances de maior tráfego orgânico e, consequentemente, mais conversão.

3 – O e-mail marketing não morreu

O e-mail marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público e estreitar o relacionamento. Através dele, você consegue tanto potencializar o seu marketing de conteúdo, quanto fazer um trabalho de marketing direto, divulgando seus produtos ou serviços.  

4 – Faça um estudo de palavras-chave

Faça um estudo e identifique as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Elas são os termos que os seus clientes digitam nos mecanismos de busca para pesquisar pelo seu produto. E são elas que levam os usuários para o seu site.

Trabalhe-as tanto quanto possível, seja no seu site, nos materiais de marketing de conteúdo que você desenvolver, nas redes sociais… Para fazer esse mapeamento, você pode usar ferramentas gratuitas, como:

5 – Crie estratégias voltadas para as mídias sociais

Em 2020, o brasileiro passou, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais, de acordo com pesquisa do Hootsuite. Isso é mais do que um bom motivo para você estruturar uma estratégia para as redes sociais do seu negócio, utilizando-as para alavancar o seu tráfego orgânico. 

Cada vez mais, usuários preferem descobrir conteúdos pelas redes sociais, então, ofereça-os. Leve conteúdo relevante em diversos formatos (imagem, texto, vídeo, infográficos etc).

Agora, você já tem em mãos cinco estratégias para aumentar o seu tráfego orgânico, levando mais clientes para sua loja e aumentando as chances de conversão. 

Este é um trabalho que exige tempo, pesquisa e regularidade. Mas que traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração. Não deixe de investir!

Leia também:

Heavy user: como atender à expectativa desse tipo de cliente?

O que é CAC e qual a sua importância para o e-commerce?

6 dicas que mostram como atrair clientes e vender mais online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

clientes insatisfeitos - destaque

Clientes insatisfeitos: o que fazer?

Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua loja, e por isso é preciso saber lidar com eles. Veja como! […]

cross sell - destaque

O que é cross sell e como criar ações desse tipo?

Descubra o que é cross sell e como criar ações que vão ajudar a aumentar seu número de vendas! Você […]

dia do motorista - destaque

Dia do motorista: quando é, e como se posicionar?

O dia do motorista é um reconhecimento aos habilitados e, especialmente, profissionais. Veja quais ações você pode fazer na data!  […]