A precificação de produtos bem feita ajuda sua empresa ser competitiva e manter o negócio sustentável. Veja como fazer isso!
Para quem vende online, uma grande questão é: como saber se a precificação está correta? Que atenda às expectativas do seu público, de acordo com o setor, equilibrada com a concorrência, mas que não sacrifique a sua margem de lucro… São vários os pontos a se observar.
Ao contrário do que muitos pensam, esta é uma parte bastante estratégica do negócio e que deve ser bem analisada, pensando em diversos pontos críticos (como os citados acima) e que, ao serem mal interpretados ou ignorados, podem levar a uma crise financeira – e até mesmo à falência.
Para que consiga planejar bem a sua estratégia de precificação e ela jogue a favor do seu negócio, veja a seguir alguns fatores aos quais você deve estar atento antes de etiquetar cada produto!
Atente-se às despesas fixas da sua loja
Um negócio só é sustentável quando mantém todas as suas contas em dia, gerando um fluxo de caixa saudável. É preciso estar preparado também para possíveis imprevistos ou investimentos em melhoria, além de garantir uma margem de lucro para sua loja.
Por isso, independentemente de como você calcule seus preços, é preciso ter consciência exata de quais são as despesas do seu e-commerce. Ter isso registrado contribui não só para o cálculo do valor a ser cobrado, mas para se certificar que sua estratégia não vai trazer prejuízo para a empresa.
Logo, a precificação deve ser pensada para possibilitar este equilíbrio. Estratégias que reduzem muito a média de preço de um produto, por exemplo, podem funcionar por um período de tempo, mas tendem a comprometer a saúde do negócio em longo prazo.
Defina sua margem de lucro
Após pensar em todos os custos fixos da sua loja, é importante definir qual será sua margem de lucro por venda. Isso te ajuda a assegurar o equilíbrio no faturamento ao final do mês. Esse valor pode ser flexível – tanto em questão de produto, quanto em questão de periodicidade – e precisar conversar com a sua estratégia de negócio no momento.
Essa definição te ajuda, por exemplo, a saber qual o limite para uma ação de desconto. Assim, você sabe o valor que, ao ser praticado, não afetará o fluxo de caixa.
Monitore o preço praticado pela concorrência
Agora que você olhou para as questões internas da sua loja, é preciso analisar os fatores externos. O primeiro deles é a concorrência.
Uma pesquisa realizada pela PWC Research mostrou que, para 61% dos participantes, o principal motivo para visitar um e-commerce é para comparar o preço de um produto ou serviço desejado. Por isso, é preciso estar de olho na concorrência!
Manter uma média de preço é sinal de um mercado saudável, sem práticas abusivas e que visam ganho imediato sem pensar a longo prazo.
Aqui, a inteligência de preço pode ser uma excelente aliada. Estar atento à precificação dos principais concorrentes e ter o valor competitivo sugerido para o seu produto – além de entender quais estratégias são interessantes, como deixar o preço um pouco menor do que o dos produtos em destaque, ou oferecer frete grátis.
Conheça o seu público
Continuando na análise de fatores externos, é muito importante conhecer o seu público. Isto te permite traçar uma estratégia de precificação que vai além das estimativas ou da análise da concorrência. Com esse conhecimento em mãos, você pode usar as vontades e as expectativas do seu consumidor para precificar aquilo que oferece – seja serviço ou produto.
E é importante também que você, como lojista, entenda que o que define se a sua mercadoria é cara ou não, não é o preço; mas o valor percebido pelos seus clientes. Ou seja, os benefícios que eles esperam receber a partir dessa compra. Assim, quanto maior essa expectativa (e o quanto você atende), mais você pode explorar os valores.
O canal de venda importa!
Na precificação, é preciso levar em consideração o canal em que a venda será realizada. Isso porque canais diferentes têm custos diferentes. Por exemplo, você vende na loja própria e no marketplace? Pratica o mesmo preço nos dois canais mesmo eles tendo custos diferentes?
Muitas vezes, um te permite ter uma margem de lucro maior do que o outro, ou te possibilita reduzir o preço final sem influenciar no ganho, uma vez que a despesa naquele canal é menor.
Mas é preciso estar atento ao omnichannel, uma tendência crescente no e-commerce. Nele, o que se busca oferecer ao cliente é uma experiência unificada e contínua em todos os canais: loja física, e-commerce, aplicativo… Com isso, variações de preço, dependendo do canal, não são bem-vindas.
Pronto! Agora você já conhece os cinco pontos principais aos quais você deve estar atento antes de definir o preço dos seus produtos e serviços. Cada um deles joga luz sobre prismas diferentes dos seus negócios, que juntos, te dão uma visão completa do todo.
Reúna informações, faça pesquisas e analise resultados. Assim, você consegue definir estratégias de precificação específicas para cada produto, pensando tanto em ações isoladas e pontuais, quanto na estratégia de longo prazo.
Quer saber mais sobre precificação para marketplace? Então acesse nosso conteúdo e entenda como trabalhar o seus preços nos canais mais populares de venda!
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